terça-feira, 23 de setembro de 2008

Qual o Significado do símbolo do nutricionista?


O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) regulamenta os sinais distintivos da profissão de nutricionista que envolvem o símbolo (formado pela balança, serpente, trigo e escudo) e o anel de grau. As características oficiais do símbolo são determinadas na Resolução CFN no. 343/2004. O anel de grau do nutricionista é confeccionado em ouro, com pedra verde esmeralda e fixação do símbolo, em alto relevo, nas laterais.


A balança que compõe o símbolo tem a significação do equilíbrio; o eixo fica localizado na parte central do escudo; a base e a metade esquerda do eixo da balança, bem como seus pratos são preenchidos na cor verde. O site do Conselho Federal de Nutricionistas indica qual o tom oficial da cor que deve ser usado, de acordo com uma escala utilizada em impressão comercial. A cor verde foi definida como representativa da profissão de nutricionistas, por representar os cursos da área da saúde.

A serpente tem o significado da saúde; o movimento da serpente inicia-se por trás do eixo, prossegue enrolando-se no eixo da balança, de baixo para cima, da direita para a esquerda, repetindo este movimento mais uma vez; o preenchimento é na cor branca, sendo que suas bordas são preenchidas na cor verde.

2 comentários:

NandáhHh disse...

Essa profissão é maravilhosa! =)

Marcelo disse...

e o trigo ?? o que significa ?